Últimas

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

O cristão pode ou não ouvir música secular?

Este é um tema polêmico e que tem sido muito debatido entre muitas pessoas, tanto Cristãos como os não Cristãos e os que não pertencem a nenhuma religião.

Lembrem-se o nome deste blog é Vida de renúncia, por isso prezo pela separação e abstinência de tudo que diz respeito a esse mundo, nós cristãos devemos viver como se não fossemos deste mundo, então se você quer ser SEPARADO, vai entender o texto que segue.
Vamos refletir um pouco usando a Bíblia!
Ao meu modo de ver, eu que sou Cristão a trinta e quatro anos, pode sim, ouvir musicas não evangélicas, tomar bebidas alcoólicas, fumar, e tudo mais, aí alguém pode me perguntar: que isso irmão tá desviado? Não, continuo firme na fé, mas, vamos ver o que o Apostolo Paulo diz em 1 Coríntios 6:12: Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.
Esta foi uma das respostas do Apostolo à igreja de Corinto que sofria com a divisão da igreja e os falsos ensinamentos.
Mas que divisão é essa? Na igreja de Corinto estava se formando quatro grupos e todo mundo que lê a bíblia sabe que são: os de "Paulo", os de "Apolo", os de "Pedro" e os de "Cristo". E esse último grupo é o que mais dava trabalho a Paulo, pois existiam falsos mestres, com seus falsos ensinamentos, procuravam levar a igreja à servidão e liberalidade antibíblica e o Apostolo Paulo sabia que isto acabaria destruindo a mensagem de Cristo, bem como os próprios coríntios. Paulo, portanto, se esforça para mostrar que o simples evangelho é suficiente para suprir as necessidades deste mundo.
Porque cheguei até aqui? O que isso tem haver com a musica que eu ouço? Não é diferente nos dias de hoje, vivemos em uma igreja dividida onde todas as pessoas querem um tipo de "Jesus" para sí, que se molde as suas exigências e estilos de vida, as pessoas andam procurando as outras que concordam com suas opiniões e interpretações sobre a bíblia e o modo melhor de viver e assim criam seus grupos e que muitas das vezes acabam criando divisões dentro de uma denominação, essas divisões acabam por desestruturar a pureza, a confiabilidade e o bom testemunho que a igreja deve apresentar, porque o resultado de tudo isso é a salvação ou a perdição de muitos.
O resultado disso são as muitas Igrejas que existem, são igrejas para todos os gostos, existem aquelas que exigem mais e as que liberam mais e quais destas estão certas? Não existe uma mais certa do que a outra, ou Jesus vai vir buscar essa ou aquela, existe uma igreja que Jesus virá buscar, a "sua" igreja. Você pode fazer parte de uma igreja que prega Jesus crucificado porém liberalista e ser salvo, se deixar o “ESPÍRITO SANTO DE DEUS TE GUIAR” e da mesma forma, fazer parte de uma igreja que "superprotege" os membros e ser salvo se agir da mesma forma.
Diante de tudo isso, o Cristão não "deve" ouvir músicas secular, (do mesmo jeito que  não deve fumar, não deve tomar bebidas alcoólicas, não deve fornicar, se prostituir, usar qualquer tipo de roupa, etc.) porque não edificam, devemos considerar alguns fatores lógicos:  Qual o propósito da música? o estilo de música? o conteúdo da letra e por quem esta música foi escrita? A bíblia diz: Tudo quanto tem fôlego louve ao SENHOR. Louvai ao SENHOR. Salmos 150:6.
É fato que existem muitas músicas mesmo evangélicas que não dá para ouvir, mas cabe a nós sermos seletivos, está em nossas mãos controlar o que vamos ouvir o que vamos ler, ver, comer, se vestir, como vamos nos divertir, a partir daí preparamos o nosso corpo para que o Espírito Santo de Deus faça uma grande obra em nossa vida, devemos lembrar que o nosso corpo é morada do Espírito Santo de DEUS, está escrito: E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção. Efésios 4:30. Esse é o nosso termômetro espiritual, se o Espírito de Deus não nos aconselha mais sobre as coisas dessa vida, é porque  já o entristecemos e não habita mais em nós.
Tem um trecho do site: http://www.gotquestions.org/Portugues/musica-secular.htmlmuito interessante e bem elaborado que segue o mesmo raciocínio deste post, (se alguém quiser conferir é só acessar) que fala o seguinte: 

Já é um fato provado que qualquer coisa que alguém deixe ocupar sua mente vai mais cedo ou mais tarde determinar sua linguagem e comportamento. Esse é o princípio por trás de Filipenses 4:8 e Colossenses 3:2-5: estabelecer pensamentos que agradam a Deus. 2 Coríntios 10:5 diz que devemos levar "cativo todo pensamento à obediência de Cristo". Essas passagens deixam bem claro a que tipo de música não devemos escutar.
É claro que o melhor tipo de música que devemos escutar é aquela que adora e glorifica a Deus. Há vários músicos Cristãos talentosos em quase todo tipo de música, de clássica, ao rock, ao rap, ao reggae. Não há nada de errado com qualquer estilo de música. É a letra que determina se uma canção é aceitável ou não. No entanto, se um estilo de música secular, seja o ritmo ou a letra, causa você a considerar a se envolver em algo que não glorifique a Deus, então deve ser evitado.
Veja esses dois vídeos de dois pastores de denominações diferentes e com argumentações diferentes.

O pastor LUCINHO DA IGREJA BATISTA DA LAGOINHA, não concorda que um cristão deve ouvir musica secular.

Bispo WALTER MCALISTER DA IGREJA CRISTÃ NOVA VIDA, concorda que cristão pode ouvir musica secular.

Antes de finalizar, gostaria de dizer aqueles que gostam de usufruir toda liberalidade, que suas igrejas ou lideres e pastores ensinam, se aquilo que você faz ou pratica, é um tema polemico, e se existe muita gente debatendo sobre aquele assunto, procure a resposta à luz da bíblia e com muita oração, se com tudo isso não conseguiu achar a resposta, não conte publicamente que você as pratica, se você diz que é cristão e ouve músicas do mundo, guarde isso pra você, se você diz que é cristão e gosta de tomar bebidas alcoólicas, ou fumar e tantas outras coisas, tome o cuidado para não dizer publicamente e não praticar isso publicamente, isso pode acabar desviando aqueles que estão no caminho certo, ou impedir outros de encontrar o caminho certo.
Veja o que Pedro diz que corresponde a nossa conduta diante das pessoas: “mantendo exemplar o vosso procedimento no meio dos gentios, para que, naquilo que falam contra vós outros como de malfeitores, observando-vos em vossas boas obras, glorifiquem a Deus no dia da visitação”. . (1Pe 2:12)

Como eu sou a favor de que um cristão não deve ouvir músicas do mundo fiquei desapontado quando ouvi uma cantora que muito me edificou e ainda me edifica com seus hinos abençoados, dizer que ouve musica secular e não tem problema ouvir, até cita o nome de um deles que é (Ton Jobim), no meu modo de ver isso não deveria ser dito publicamente, quem quiser conferir o vídeo, pode assistir aqui neste link lembrando que o vídeo está ruim e não fui eu quem publiquei este vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=d4kSZTBJAqs
Edu Alves.
Viva uma Vida de Renúncia.

5 comentários :

  1. Claro que pode, vcs são muito bitolados, todos os ritmos são de Deus, sou músico e preciso estudar todos os tipos de músicas e rítmos para crescer no conhecimento!

    ResponderExcluir
  2. A verdade é que Deus criou tudo o que existe, mas o homem banalizou praticamente tudo, nós podemos fazer tudo que quisermos mas qual o benefício espiritual isso nos trará? Será que edifica, ou é uma chave para nos lançar fora do caminho de Deus? Pense nisso, viva uma Vida de Renúncia!

    ResponderExcluir
  3. Ou somos crentes em Jesus ou não somos !! Esse negócio de ficar no "meio termo" biblicamente não existe ! Por causa de Jesus temos e precisamos que renunciar tudo aquilo que não irá nos edificar !!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Quem falou q musica dita secular não edifica? Como o irmao citou no texto é a letra q determina se é aceitavel ou não. Vejo muitos coando um mosquito e engolindo um camelo.

    ResponderExcluir
  5. A paz e a graça do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, gostei do post meu amigo e concordo, pois sou cristão e escuto músicas "seculares" refino as letras, aquilo que traz algum ensinamento de mal conduta eu evito, infelizmente no meio "gospel" também existem músicas que não se pode considerar nem louvor, chegou ao ponto de cantores serem profissionais da música. Lamentável o meio em que vivemos hoje. Um abraço Deus continue sempre te abençoando

    ResponderExcluir

Gostou deste artigo!
Então deixe um comentário.

 
Copyright © 2014 Vida de Renúncia. Designed by OddThemes